04/11/09

NOTÍCIA DO DIA

Não é uma notícia em destaque nos media quenianos, mas é a notícia do dia para mim, que ainda estou a digerir o conteúdo.
Na Somália, os "Rebeldes" fundamentalistas, ligados aos talibã da al-Qaeda, proibiram a utilização de toques de telemóvel com música, isto depois de recentemente terem proibido a dança, a música e o cinema, incluindo nos casamentos. Por lá os telemóveis só podem tocar pregações e canticos religiosos. Na passada semana um desgraçado mais herege levou com 25 chicotadas em público por ter sido apanhado a ver vídeos musicais indianos no telemóvel. Dizem os senhores da Lei que estas medidas são fundamentais para eliminar todas as fontes de corrupção das pessoas.
O que eu me tenho lembrado do Ahmed, que tem um Ipod recheado de boa música e que segundo ele é o único conforto que lhe resta quando está lá em reportagem.
Só me apetece chorar, não sei bem se de riso se de tristeza... talvez das duas coisas.

3 comentários:

Fernanda disse...

Que barbaridade! Como é possível! Ainda estou a digerir, mas muito mal, o que me contas!
Vai tendo cuidado contigo pois às vezes esses "maus quereres" alastram.
beijinhos

Sara disse...

Custa acreditar que estas coisas (e outras piores) ainda aconteçam nesta altura. Os fundamentalismos - sejam lá de que espécie forem - são do mais estúpido que pode haver. :/

African Queen disse...

Pois é minhas queridas, é daquelas coisas em que não há relativismo cultural que nos valha. Está mal e prontos! Mas foi o mesmo que aconteceu no Afeganistão e em outros lugares... é muito triste!
E a mim só me faz pensar com desassossego que a Europa ainda é, apesar de tudo, uma luz no fundo de um grande túnel muito escuro... mas que há sinais preocupantes em todos o lado.