09/05/09

CURIOSIDADES III

Cá em casa, entre residentes e convidados tenho convivido com bastantes muçulmanos e tem sido uma experiência do outro mundo. Já algumas vez ouviram falar de muçulmanos ateus? De muçulmanos feministas? De muçulmanos que questionam os seus próprios dogmas? Pois é, tem sido uma grande lição. É tão fácil cairmos na ratoeira dos preconceitos e das generalizações, que eu, que me considero bem moderada no julgamento do outros, até me sinto envergonhada. E se até agora tem sido impossível discutir religião neste país conservador e invadido por Igrejas, aqui em casa discute-se de tudo com abertura e bom humor.

Os vários SPA existentes nos clubes e hotéis da cidade são baratíssimos para os nossos padrões. Por menos de 25 euros é possível fazer uma massagem maravilhosa da cabeça aos pés, manicure e sauna. Esta semana, como a minha perna me andava a doer bastante (porque me farto de andar a pé) resolvi experimentar o da foto aqui ao lado. Fiquei cliente! É certo que dá que pensar o facto da minha massagem custar um terço dos serviços da nossa empregada doméstica, ao passo que em Portugal o que pago à minha querida Cidália não dava para uma massagem inteira.

Também já descobri piscinas aqui perto de casa e sem ser apenas nos hoteis. Os preços são baratos. Por 5 euros no impala Club passa-se o dia e pode-se usar os equipamentos desportivos todos, assim como a bela piscina e bar (pena o tempo estar a ficar frio). Mais uma vez faz-me confusão poder usufruir de todo este bem estar por tão pouco dinheiro, quando, mesmo ao lado no bairro de lata de Kibera, há quem sobreviva com o equivalente a 30 euros por mês ou menos.

Não se pode comprar pão. Eu achava estranho toda a gente consumir pão de forma embalado (os que consomem, porque no Quénia não há tradição do pão), até que descobri uma bela Boulangerie e paguei quase três euros por uma baguette!!!

3 comentários:

Mónica disse...

Muito bem maninha...vejo que agora te sentes mesmo em casa :-))
Só é pena que bens essenciais como pão sejam tão caros...na verdade, as coisas consideradas mais "fúteis" são acessíveis em comparação com outros países mas o que de facto deveria ser, não o é! Mas vejo que estás a tratar-te bem...continua a desfrutar!

Anónimo disse...

... depois do teu post anterior, só mesmo uma massagem ... uffffffffff!!!!!!!!.......

e um pão do padeiro de Miramar, claro, mas isso fica para breve.
Cuida-te
Abraço
Luis

African Queen disse...

Ni
Sim, minha linda eu sou conhecida por me tratar bem :)!
Beijinhos!

Luís,
Tou cheia de saudades, sobretudo do padeiro :), mas agora que falas... até consigo sentir o cheirinho do teu pão acabado de fazer!
Beijos e até 31