21/04/09

MTAFITI MAISHA (Vida de perguntador)

Às vezes, chegar ao fim do dia com a agradável sensação de "missão cumprida", pode ter um preço muito elevado. Foi o que aconteceu ontem.
Estava tudo preparado para mais uma visita do meu trabalho de campo. Ficaram de me ir buscar ao hotel, providenciaram almoço e um programa para todo o dia. Fantástico! O que eu não sabia era que as quintas de produção e os centros de transformação dos produtos ficavam a 50 km de distância, nas entranhas das montanhas, com acesso por picada, depois de uma noite de chuva torrencial, com a terra inundada e cheia de buracos. Valeram-me os comprimidos para o enjoo (e eu nunca enjoo!) e mesmo assim devo ter chegado verde ao destino. Mas a pior surpresa foi o facto de pura e simplesmente não entender o gerente do projecto e portanto acabar por fazer uma entrevista por telepatia. Eu continuo a ter muita dificuldade em perceber o inglês do Quénia, sobretudo na província e pior ainda quando o meu interlocutor não tem um dente da frente. Aí a dicção fica impossível de perceber. Nem tentei usar o gravador para a entrevista, que decorreu como um verdadeiro exercício de telepatia, em que eu tentava tirar o sentido de cada frase pelas duas ou três palavras que percebia. Foi difícil!
Depois o temido regresso pela mesma picada, desta vez até uma localidade a 15 km de Meru para apanhar um matatu. Tudo muito bem até se sentar ao meu lado, a meio do caminho, a pessoa mais mal-cheirosa que eu já cheirei. E não havia pastilhas para o enjoo que me valessem.
Depois de chegar ao hotel coberta de pó, enjoada e com dores nas costas, depois do duche desinfectante e da reorganização dos meus apontamentos da entrevista telepática, caí na cama e dormi umas 10h seguidas.
E acho que a FCT devia prever um subsídio de risco para perguntadores a trabalhar em condições extremas!

7 comentários:

Anónimo disse...

LOLLLLLLL! Ai desculpa, eu sei que tu deves ter passado as "passas do Algarve" mas que esta história é hilariante ai isso é! Claro que não é nada bonito andarmos aqui a rir à tua custa mas olha é a tua contribuição para o aumento de bom humor no leitor :) E sim acho que deves de facto pedir à FCT um subsídio contra todos os riscos lol Bjs. Raquel.
PS.Obrigada pelo texto :)

Anónimo disse...

Ontem, desejei a tua liberdade e a tua sorte! Hoje, depois de muito rir, agradeci estar aqui! Mas só mesmo tu para me fazeres rir com estas situações.
estou a adorar seguir os teus passinhos...
bj grande
Paula
PS. o Rodrigo manda um abracinho

African Queen disse...

Raquel
Ontem não estava capaz de escrever este texto. Ainda me doia muito as costas e ainda tinha no nariz o cheiro daquela criatura LOL, mas agora já passou e também já me consigo rir. Convenhamos que é o que me vale :)
Beijinhos!

Paula
Eu sabia que não estavas bem qd escreveste aquelas coisas :). Eu cheira-me que ainda te vais rir muito à minha custa no conforto da tua bela casa LOL.
Beijinhos e um abração para o Rodrigo

Helder (FLUP) disse...

Gabriela andava eu a pensar comprar mais um livro do Bill Bryson e acabei por não o fazer graças às tuas crónicas que estão ao mesmo nível :-)
Obrigado por me fazeres poupar dinheiro hehehe e continuação de bom trabalho ;-)

Bjs

African Queen disse...

Helder,
Obrigada. Fico feliz por contribuir para as tuas poupanças e boa disposição :).
Volta sempre que eu vou tentando dar notícias com regularidade.
Beijinhos!

Fernanda disse...

"Matei-me a rir" a imaginar a cena do perguntador e do respondente sem o dente dianteiro. E isto depois de uma caminhada à maneira...
Depois a banhoca e o sono fizeram esquecer o dia "horribilis" não é. E a comindinha foi trivial ou não existiu?
A Catarina tem se deliciado com as crónicas. Manda bjs

Zimbie disse...

só agora consegui vi ver o teus posts mais recentes e ai minha amiga, que aventuras!! lolol, estou mesmo a imaginar a entrevista sem sentido! Estou muito expectante em relação ao que me espera ;)

beijokas!