A qualidade da comunicação social e a liberdade de imprensa. Desde o primeiro dia em que cheguei que tenho estado atenta e consumido bastante jornalismo, sobretudo escrito. Para mim é um meio fundamental para me contextualizar e conhecer melhor o país e foi com alguma surpresa que constatei que no Quénia se faz bom jornalismo, independente, inteligente e audaz. Além da actualidade nacional, também as notícias internacionais estão sempre presentes, com uma clara preferência pelos países africanos, mas sem esquecer o resto do mundo. O Daily Nation, sobretudo, é uma referência de jornalismo sério e alguns cronistas, como a Lucy Oriang (a minha preferida), são absolutamente brilhantes.
De acordo com uma recente sondagem de opinião as instituições em que os quenianos mais confiam são a comunicação social (73%), as ONGDs e o sector privado. No final da lista com cerca de 3% de confiança está o parlamento, seguido de toda a classe política e da justiça. É curioso, eu já vi este cenário em qualquer lado :). Dá que pensar!
Todos os dias há notícias de linchamentos e casos de justiça popular. É clara a ineficiência policial (com falta de capacidade de resposta e elevados índices de corrupção) e das instâncias judiciais na resolução dos problemas. É assustadora a resposta popular. A facilidade com que se organizam milícias e se recorre à justiça popular é um sintoma que parece estar a tornar-se numa doença cada vez mais perigosa para a saúde do país.
Anda um leopardo à solta em Nairobi. O Kenya Wildlife Service já tentou de tudo mas o animal continua a aterrorizar algumas partes da cidade e vai dando conta de algumas cabecitas de gado (coitado tem de comer, num é?!). Para mim o que é curioso não é propriamente a deriva do bicho mas o facto de ele ainda não ter morrido atropelado.
23/04/09
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Já regressada ao centro da civilização não é! Que semelhanças encontrei em algumas coisas, claro nas más...cá como lá o bicho corruptivo actua e fere o mais fraco.
Bom fds. Nós cá temos o 25 de Abril. Saudades, boa saúde
Sei que sou suspeita para falar, mas saber que o Quénia tem um jornalismo bom e sobretudo independente, para mim, é um sinal muito positivo. Oxalá se mantenha assim. :)
Essa sondagem sobre a confiança nas instituições faz-me pensar que nalgumas coisas o Quénia não é assim tão diferente de Portugal, lolol!!
Pena a justiça popular. :( E o leopardo à solta. :P
Enviar um comentário