25/03/09

THE ETHIOPIAN RESTAURANT EXPERIENCE

Hoje fui jantar fora. Faz 20 dias que estou em Nairobi (apesar de a mim me parecer que já cá estou há meses) e pareceu-me uma bela oportunidade para comemorar.
Conheci a Alice, uma tutsi do Burundi, com quem tenho aprendido muito (nomeadamente sobre o imbróglio entre hutus e tutsis) e que é uma excelente companhia e a sugestão do restaurante etíope foi dela, depois de me ouvir dizer que queria aproveitar para dar um saltinho à Etiópia nos próximos tempos. Eu confesso que qualquer sugestão era bem-vinda desde que significasse sair à noite, que já me sinto como se estivesse mesmo num convento :).
Começamos pelo martini bianco na Trattoria... perfeito! E depois lá fomos ao Blue Nile. Ela avisou-me que a comida é muito picante e isso para mim até me pareceu bem... mas não me avisou de mais nada.
Eu não tenho problemas culturais com a comida, eu como cão, rato, coelho, porco, cobra, elefante... o que vier, desde que venha morto e bem cozinhado. O mesmo não acontece com a maneira de comer e aí a coisa é mais complicada. No restaurante etíope não há talheres... mesmo. Nem adianta pedir que não têm e come-se tudo com as mãozinhas. Ora quem me conhece sabe que eu sou mesmo nojentinha com essa coisa de comer com as mãos. Agora imaginem a minha cara a ver chegar a comidinha: colocam um tabuleiro redondo do tamanho da mesa à nossa frente. O tabuleiro está "forrado"por uma massa fina que não sabe a nada e parece crepe, no centro bocados de frango cobertos por um molho tipo bolonhesa e isto tudo rodeado de queijo fresco caseiro e legumes. O segredo é ir partindo a massa e apanhar o resto da comida com ela. Não imaginam o que eu me ri! Consegui sujar só três dedos e comer como um alarve :) e acabei a refeição besuntada e com uma montanha de guardanapos de papel sujos ao meu lado. A comida era boa, gostei, mas era tão picante que chorei e funguei o tempo todo. Uma desgraça! Para terminar em beleza, servem-nos um belo café tradicional e colocam incenso (mesmo incenso, tipo bocados de resina) a queimar na mesa. O incenso tinha um cheiro tão forte que eu tive um ataque de alergia e juntei às lágrimas e fungadelas uma imensa sinfonia de espirros.
Vinte dias no Quénia... bela comemoração! (E sim, vou voltar a comer no restaurante etíope, mas para a próxima vou preparada!)

9 comentários:

Unknown disse...

Ai rapariga essa foi mesmo de morte! Comer com as mãos isso n é comemoração é PRAXE pá! ;) E tudo toda alérgica tb devia ter sido uma visão! Tu tens de começar a gravar estas aventuras e escrever um livro (tens um estilo delicioso de escrita) e quem sabe até fazer uma curta! LOL! Bjs e boas aventuras ;)

Anónimo disse...

Que é isso de ir preparada para a próxima?!?!?!Quando fores à Etiópia avisa, pode ser que possa ir! Há muito que tenho vontade de conhecer Lalibela!

Bjinhos

Anónimo disse...

isso é só aventuras maninha...continua a divertir-te...boas jantaradas!!!!
Beijinhos :-)))))))

Mónica

Zimbie disse...

só de te imaginar a comer com as mãos fico parva, tu que até com churrasco e aquelas costelinhas deliciosas és nojentinha :-)) e quando dizes que vais preparada, significa que levas talheres contigo?! :-) olha que a gastronomia africana em geral de norte a sul é à mão e fazem eles muito bem em não adulterar a coisa (como nos chineses e japoneses :P há que comer com pauzinhos e ponto final!)

as tuas descrições são tão engraçadas :-) estou ansiosa para te fazer uma visita!

beijinhos

Sara disse...

Bem, para TU estares a chorar e a fungar com o picante, a comida deve estar jeitosa, deve... :P Será assim tipo a famosa "sopinha de malaguetas"? ;)

African Queen disse...

Meus queridos/queridas :)
Eu tinha uma mensagem linda para cada um de vocês mas a ligação caiu e eu... desisto! Ainda tenho um post novo para fazer, com fotos para carregar por isso agora só vos deixo beijinhos a todos!
É bom ver-vos por cá. Voltem sempre!

African Queen disse...

Meus queridos/queridas :)
Eu tinha uma mensagem linda para cada um de vocês mas a ligação caiu e eu... desisto! Ainda tenho um post novo para fazer, com fotos para carregar por isso agora só vos deixo beijinhos a todos!
É bom ver-vos por cá. Voltem sempre!

Fernanda disse...

Mas que ricas experiências! Mesmo comer com as mãoszinhas! Cada dia que passa são só coisas novas, experiências, companhias, tudo. Estou morta por ir aí, mas é conversa de futuro pelo menis para já. És bem uma sagitariana!
Saúde e cuidadinho com encontros de animais com mais de 1,70 (não é só das girafas!!gostei dessa!

Alien David Sousa disse...

Querida MISS A.QUEEN ;)

Fartei-me de rir.

"o que vier, desde que venha morto e bem cozinhado"

Depois a parte dos espiros/ alergias...ri que nem uma parva.

beijinhos+saudaditas