18/03/09

DESCOBERTAS

Como devem imaginar ando a descobrir coisas novas todos os dias, umas mais interessantes, outras mais insignificantes, mas todas surpreendentes, pelo menos para mim.
1 A literatura africana anglófona. Esta é talvez a maior e melhor descoberta de todas. Até agora a literatura africana que eu conhecia resumia-se exclusivamente à lusófona, pela qual tenho uma grande apreciação, é certo... mas convenhamos que estava muito limitda. No outro dia descobri uma livraria fantástica, com livros novos e usados e bom preço e saí de lá carregadinha de livros, muitos de autores africanos desconhecidos para mim. Estou a terminar um livro maravilhoso... dos melhores que já li. Chama-se "Half of a Yellow Sun" e é escrito por uma nigeriana chamada Chimamanda Ngozi Adichie e está publicado pela Random House. Aconselho vivamente... e entretanto vou dedicar-me a descobrir outros autores.


2 Os Masai. Ontem vi um masai na rua. Tinha deles a imagem colorida e etnográfica de uma tribo muito "explorada" pelo turismo. Achei que toda aquela parafernália colorida e de adereços tradicionais era usada exclusivamente para as fotos dos turistas e para "ilustrar" o parque de Masai Mara. Pelos vistos não é verddade. Se por um lado é certo que eles próprios tentam aproveitar o fluxo denso de turistas à reserva, por outro também parece ser certo que estão seriamente empenhados em manter a sua identidade e tradições. O masai que vi ontem, em plena baixa da cidade parecia uma visão de outro mundo, com o seu manto vermelho, colares de contas e brincos e um olhar altivo do alto dos seus quase 2 metros.

3. O preço exorbitante dos apartamentos. Tenho andado a procurar uma casita para alugar, um espaço que eu possa personalizar e fazer-me sentir mais em casa. Mas o mais barato que encontrei e depois de muita negociação foi um estudio de 500 euros por mês. É certo que é mobilado, tem serviço de limpeza, piscina e jardim comum e tudo e tudo e tudo. Parece que não há meio termo (ou pelo menos ainda não encontrei), ou vou viver para um bairro de lata ou para um condomínio de luxo...
4. Ainda consigo falar italiano. Conheci um casal de italianos super simpático lá no albergue que vive no parque nacional do Monte Quénia e gere uma casa de acolhimento para crianças deficientes. Descobri que ainda consigo conversar em italiano... e já não pratico há uns 2 anos. Fiquei feliz :).

3 comentários:

Anónimo disse...

Que realidades nos contas! Cada vez apetece mais ir aí e ter-te como guia. Estás de acordo?

African Queen disse...

:)Quando quiserem vir a guia estará a postos. É só avisar.
E adianto já que brevemente vou sair de Nairobi e vou conhecer ainda melhor outras paragens (Mas depois vou danso notícias).
Beijinhos!

Zimbie disse...

1. o livro que referes tem críticas fantásticas, estou curiosa! 2. Deve ser fascinante ver os Masai up close and in colour :-) espero vê-los também muito brevemente (estou a tratar do assunto;) 3. Olha que 500 euros com tudo e tudo e tudo... se fosse eu era difícil resistir... Haja €€€! e 4. afinal falar uma língua é como andar de bicicleta ;)