29/11/07

Catwomen

A noite caía rapidamente sobre a cidade. Em poucos minutos a luz amarela dos candeeiros de ferro substituiria o sol e as sombras tomariam o lugar das árvores, dos edifícios, dos vultos, das estátuas de anjos e das lápides do cemitério. Dentro de pouco tempo apenas as velas a arder, com as chamas intermitentes e açoitadas pelo vento frio do Inverno pareceriam ter vida naquele lugar.
O guarda fazia a ronda habitual para se certificar que todos tinham saído e que podia fechar o cemitério. Só se ouviam os passos dele a percorrer o labirinto de caminhos sem saída. Sem um único ruído e sem aviso, algo saiu de traz de uma lápide lançando-se no ar mesmo à frente do guarda, para cair do outro lado do caminho e desaparecer de imediato por entre as sombras do mar de velas que se abria do lado esquerdo.
- Aghhh! Raios… malditos gatos! – gritou e praguejou o homem, tentando recompor-se do susto – Não admira que andem a envenenar esta bicharada toda. Parece uma praga!
E apressou-se na ronda para sair dali o mais rapidamente possível.

- Pretinha! Onde estás? Anda comer… olha as coisas boas que te trouxe hoje – chamou a D. Cininha baixinho, a sussurrar, enquanto abria um saco de plástico e retirava uma lata de comida para gatos.
- Linda… isso… anda papar que a Cininha não te faz mal. Isso, linda menina… é bom, não é? Vocês não podem comer sempre comida seca, têm de papar desta também… hummmm tem um cheirinho… papa tudo Pretinha, tudo, que estás muito magrinha.
A Pretinha era a grande preocupação da D. Cininha. Há muitos anos que diariamente alimentava e protegia todos os gatos do bairro. À sua passagem os pequenos felinos saíam dos seus esconderijos para a cumprimentar, para lhe roçarem as pernas, para lhe seguirem os passos na esperança dela lhes dar petiscos e mimos. Todos, menos a Pretinha. Essa nunca se aproximava, só vinha comer depois de todos terem desaparecido e a D. Cininha tinha desenvolvido uma teoria para justificar este estranho comportamento. Ela achava que a gatinha tinha sido muito maltratada por alguém, de forma tão vil que ficou traumatizada e se recusava a aproximar-se das pessoas. Era uma mulher doce, a D. Cininha, muito serena, franzina, com o cabelo todo branco e o rosto bem sulcado pelo tempo, que passou por ela sem generosidade.
- Então e os outros meninos, onde andam eles, pequenina? – perguntou curiosa, enquanto observava a gata a comer mantendo alguma distância respeitosa. – Os da rua de traz já comeram, passei por lá antes de vir para casa. Havias de ter visto a Malhada! Já está boa da operação. Está linda, com o pêlo brilhante, parece uma rainha… que foi? Não queres mais? Paraste de comer… que se passa, meu amor?
Num ápice, a gata desapareceu na noite e a D. Cininha começou a ver outros gatos a aproximarem-se.
- Ai, Valha Deus que aquela bichinha é tão medrosa… Vá lá que comeu quase tudo hoje – inquietou-se. – Venham meus queridos, venham à mamã, olhem as coisas boas que vos trouxe hoje para o jantar – disse ela para os gatos que lhe rodeavam as pernas e que a olhavam expectantes.

- Bom dia D. Cininha! Como estão os seus meninos?
- Ó D. Aninhas, ando tão preocupada com a minha Pretinha… ela anda tão magrinha. Tenho medo que se não comer bem depois acabe por comer porcarias e tocar em alguma coisa envenenada.
- Pois é… já viu que coisa medonha. Quem é que tem coragem de matar assim os bichinhos. Eu também ando com o coração nas mãos por causa dos meus D. Cininha. É certo que a minha zona ainda é longe do cemitério, mas vá-se lá saber… com um criminoso desses à solta. Olhe quem vem lá… - interrompeu - … D. Tininha, então a senhora está boazinha? Vem para a nossa beira hoje?
- Bom dia senhoras. Vim saber desse assassino dos bichos. Há dois bichanos que não me aparecem há que tempos e não foram às gatas senão já tinham voltado.
- Ai D. Tininha, que até se me dá um aperto no peito só de pensar nesse malvado – disse a D. Aninhas muito perturbada.
- Hoje até vinha a notícia no jornal – afirmou a D. Cininha – quase todos os dias têm encontrado gatos mortos aqui no cemitério. Ninguém imagina quem andará a fazer tamanha maldade, mas eu vou descobrir… ai se vou!
- Olhem, vem aí o Sr. Freitas, o guarda… será que ele sabe de mais alguma coisa? – perguntou a D. Aninhas, encaminhando-se rapidamente para ele.
- Bom dia, minhas senhoras – cumprimentou o guarda a sorrir -, como está a Comissão de Defesa dos Gatos?
- Lá está o senhor Freitas a brincar com a gente. Olhe que andamos bem aflitas com esta história dos gatos envenenados. Não há direito! Até pode não se gostar dos bichos, mas não é preciso fazer-lhes mal, meu Deus – disse a D. Aninhas indignada. – Já sabem de mais alguma coisa?
- Olhem, eu estou convencido que o assassino dos gatos mora cá no cemitério – afirmou peremptório o guarda, enquanto se benzia; – têm acontecido para aqui umas coisas muito estranhas, barulhos na noite, restos de comida, coisas partidas e fora do sítio… Só vos digo que tem de ser uma alma do outro mundo, que eu não saio daqui sem vasculhar o cemitério todo e nunca cá vi ninguém.
As três mulheres ficaram em alvoroço, incrédulas com tamanha insanidade e depois de tentarem chamar o guarda à razão, de lhe fazerem ver o disparate daquela ideia, lá voltaram costas e seguiram pela rua principal do cemitério, de braço dado.

- Pretinha, onde estás? Anda, minha pequenina… anda papar – gritava a D. Cininha, para fazer-se ouvir no meio daquele temporal.
A chuva e o vento cortante a salpicar a lama dos caminhos, a curvar as copas das árvores e a fazer voar jarras, lamparinas e flores tornavam aquela tarefa muito mais difícil. A pobre mulher, coberta por um poncho impermeável, mas completamente encharcada, de saúde débil, percorria o cemitério com a ajuda de uma pequena lanterna que mal lhe iluminava os passos. O vento silvava com fúria e não havia sinais dos gatos, nem de vivalma nas redondezas. A D. Cininha, dando-se por vencida, atou o saco plástico da comida ao pulso, apertou com mais força o poncho junto ao pescoço, para se aconchegar, e seguiu a custo para casa, curvada, a tentar iluminar o caminho e a respirar com dificuldade.
Depois de atravessar a avenida, onde ainda havia alguma luz, dirigiu-se para o caminho estreito e escuro que levava ao pequeno beco onde morava. A chuva intensificou-se e não deixava ver nem um palmo à sua frente quando de repente, ouviu miar e sentiu o desconforto do pêlo molhado a roçar-lhe as pernas. Era a Malhada, que seguia à sua frente a miar para lhe mostrar o caminho de casa. Quando chegou ao fim do beco onde morava subiu o primeiro degrau e apoiou-se numa saliência da parede granítica, escorregadia, para abrir o ferrolho do portão de ferro. Um relâmpago iluminava as trevas da noite quando a D. Cininha conseguiu a custo abrir o portão e arrastar-se ofegante para dentro. Cambaleou um pouco e acabou por cair no chão, encostada a uma das paredes. Tirou a custo o poncho encharcado, puxou uma manta para se aquecer e esticou o braço para alcançar um retrato do filho que abraçou junto ao peito, ao mesmo tempo que fechava os olhos e tentava superar a dor que sentia e a dificuldade em respirar.

- Bom dia Sr. Freitas – disse a D. Tininha ao entrar no cemitério de braço dado com a D. Aninhas. – Já se sabe mais alguma coisa sobre o assassino dos gatos?
- Ó minhas senhoras! Ó valha-me Deus, nem imaginam o que por aqui se passou! Eu nem estou em mim…. Isto tem estado uma desgraça desde que aqui cheguei hoje cedo – afirmou o guarda muito agitado e nervoso. – Já sabemos quem envenenava os gatos! As senhoras nem imaginam… nem imaginam!
- Credo, você está a deixar-me nervosa também. Diga lá de uma vez por todas… mas… o que é que aconteceu por aqui? – perguntou a D. Aninhas.
- A outra senhora que costuma andar com vocês, que mora aqui perto e que tem o hábito de dar de comer aos gatos… apareceu morta, dentro do cemitério esta manhã.
- Ai valha-me Deus, pobre D. Cininha, como é que pode ter acontecido uma coisa dessas? Como é que ela ficou aqui dentro a noite toda, ainda por cima, com aquele temporal de ontem… ai coitada da pobre… como é que isto foi acontecer? – interrogou-se a D. Tininha enquanto amparava a D. Aninhas e a ajudava a sentar-se num banco.
- Já veio a judiciária e tudo… ele há coisas que ninguém imagina! Então não é que a D. Cininha vivia aqui dentro do cemitério? É verdade! É verdade – repetiu ele perante o olhar incrédulo das duas mulheres. - Descobriu-se que ela vivia no seu jazigo de família, um dos mais imponentes do cemitério, que fica na ala este, num canto afastado e escondido. Foi um dos coveiros que descobriu o corpo dela de manhã cedo. Viu o portão do jazigo aberto, foi espreitar e deu com o corpo da senhora estendido no chão, já sem vida – explicou o guarda.
- Mas Sr. Freitas ela vinha visitar o jazigo todos os dias. Era lá que estavam o marido e o filho, deve ter acontecido alguma coisa para ela ter ficado presa lá dentro… mas por amor de Deus, daí a viver lá… - afirmou a D. Aninhas muito consternada.
- Pois é minha senhora, mas a sua amiga tinha dentro do jazigo tudo o que precisava para viver: cobertores, lanterna, comida, objectos pessoais e um armazenamento de comida para gatos que nem imaginam… só não percebo porque é que ela os envenenava.
- Ai, não posso crer! A D. Cininha era incapaz de fazer mal aos bichos. Era tudo o que ela tinha desde que o filho morreu há uns anos. Era a única companhia dela e ficou completamente sozinha… os gatos eram a sua família, Sr. Freitas, pode lá ser uma coisa dessas? – explicou a D. Tininha.
- Não sou eu que digo, minhas senhoras, é a polícia. Chegaram à conclusão que a senhora devia estar mal da cabeça e que lhe deu para isto… Encerraram o caso – afirmou o guarda. – E olhem, por falar neles, vêm aí com o corpo… deixem-me ver se precisam de alguma coisa… ai que dia, minhas senhoras… que dia!

Ficaram as duas muito chocadas a olhar a cena. Um grupo de polícias a aproximar-se, com um cadáver coberto numa maca, uma pequena multidão a juntar-se, um dos coveiros a avançar na direcção deles com uma sachola ao ombro e um saco de lixo cheio na mão e a Pretinha a saltar de traz de uma lápide para a Avenida e a Malhada a saltar de uma árvore e os gatos a aparecerem todos, um por um, vindos dos quatro cantos do cemitério… e ainda ninguém tinha dado pela presença deles, além das mulheres que observavam de mais longe, quando de repente, como se um maestro comandasse na perfeição uma orquestra de dezenas de gatos, estes se lançaram em uníssono sobre o coveiro, que entretanto estava no meio da pequena multidão. As pessoas fugiram aos gritos enquanto o homem rolava pelo chão e tentava tapar a cara para se proteger do ataque dos gatos. Os polícias deixaram cair a maca com o cadáver e ficaram perplexos a ver aquela cena. Ninguém podia aproximar-se para ajudar o pobre homem que estava completamente ensanguentado, sem ser atacado também. Quando o homem perdeu as forças para se mexer, os gatos pararam repentinamente, mas as pessoas, perplexas, continuaram imobilizadas a olhar e então, a Pretinha saiu de cima dele e atirou-se ao saco do lixo com as unhas até o conseguir rasgar. Quando o saco se desfez podia ver-se lá dentro comida para gatos suficiente para alimentar toda a comunidade do cemitério e um saco de veneno para ratos, que entretanto escorregou para fora e ficou à vista de toda a gente. Nessa altura, a Pretinha e os outros gatos abandonaram o homem em farrapos, aproximaram-se da D. Cininha e deitaram-se sobre ela e a toda a volta como se estivessem a velar o corpo.

- Podia lá ser, D. Aninhas? É que não lembrava ao Diabo, a pobre da nossa amiga andar para aí a matar os gatos! – disse muito séria a D. Tininha.
- Que disparate! Nunca tinha ouvido nada mais estúpido. Mas viu o que os pequeninos fizeram? Como desmascararam o traste do coveiro? Ai, D. Tininha estou tão comovida… a Cininha, onde quer que esteja, deve estar cheia de orgulho nos meninos dela.
- Vamos, minha amiga, vamos embora que aqui, já não há mais nada para ver… vamos embora que a partir de hoje temos muito mais trabalho… vamos ter de nos organizar para dar de comer aos gatos do cemitério – disse a D. Aninhas, enquanto se levantava e dava o braço à amiga para saírem juntas e voltarem as costas àquela cena trágica.

12 comentários:

Lívio disse...

Mais um conto ao nível de anteriores. O imaginário e o real muito próximos!

Bom fim de semana!

Gaja Boa 2 disse...

Muito boa historia. Mais uma vez! Parabens!!!

beijos

Anónimo disse...

Triste, fria e tão real esta nova história da "nossa" AQ.

A velhice e a solidão em foco, temas tão actuais como assustadores...bem mais do que a maior parte dos cemitérios que até são simpáticos ( como alguns gatos ).

Boa boa !!!!!
Obrigado
Luis

Anónimo disse...

Que boa surpresa encontrar as tuas histórias... Um beijo e pf. continua, S.

African Queen disse...

Lívio
Aqui o imaginário e o real estão bem mais próximos do que se pode pensar... e a mim isso dá-me que pensar e olha, deu-me muita vontade de escrever esta história :)
Beijinhos

Gaja Boa 2
Obrigada! Volta sempre :)

Luís
:) pois... eu tb acho piada aos cemitérios, dizem-nos muito sobre os vivos, sobre a cultura, a sociedade, a arte...

S.
Minha linda, que bela surpresa :). Gostei de te ver por cá e fico feliz por teres gostado. Volta sempre! Posso não conseguir escrever tanto quanto gostaria mas lá vou pondo a escrita em dia com alguma regularidade :)
Beijinhos!

Afrika disse...

Minha amiga,
Mais uma vez deixaste-me "colada" a tua historia... e com um grande desejo de continuar... as tuas historias sao simplesmente fantásticas!
Podes não concordar mas esta historia fez-me lembrar escritores da minha infância (Arturo Uslar Pietri, Romulo Gallegos... )quem me marcou com as suas historias e com isto quer dizer que DEVIAS ESCREVER UM LIVRO MULHER! Ja to tinha dito não ja?!!!
Parabéns

Hélder disse...

Eu nunca sei o que dizer... todos os contos são muito bons! Se viessem em livro, eu comprava!

African Queen disse...

Afrika
LOL sim, já me disseste tu toda a gente... um dia vai haver livro... um dia, até lá podem ler à borla :)
Obrigada e beijinhos!

Htsousa
Ummm com que então já tinhas andado por cá... deixa-me dar-te as boas-vindas :).
Eu sei que deixo muitas vezes as pessoas sem palavras, mas não é por mal.LOL Volta sempre!
Beijinhos

Stranger disse...

Eu e a Angel desejamos um bom natal, e esperamos que as nossas recordações continuem a servir de pano de fundo para exorcizar os nossos fantasmas.Abraços..

Anónimo disse...

Cara Africa Queen,

La,la,la,la,la,la,la...
Tlim tlim tlim...

Alien David Sousa disse...

Miss A.
Mas uma vez conseguiste prender-me do principio ao fim.

Sabes, a minha avó também tinha uma quantidade de gatos que alimentava. Aqui em Lisboa. Apareciam nas traseiras e ela lá lhes ia dando comida.

Eu tenho dois gatos que adoro e esta história tocou-me...devo andar muito sensível.

A pretinha fez-me lembrar uma situação que ocorreu aqui no Centro comercial em frente à minha casa.
A minha mãe arruma o carro dela na garajem do Shopping e um dia uma gata preta apareceu do nada. Durante 3 meses ou mais, todos os dias a minha mãe alimentava a gata, assim como outra rapariga que conheceu a gata. Quando a minha mãe não podia, lá ia eu, ou o meu pai...algumas vezes o meu irmão, dar de comida à pretinha. Ela mal ouvia a porta do carro da minha mãe a abrir (era aonde tinhamos as latinhas) vinha logo a correr ter connosco.

Não fazia mal a ninguém. Mas como tu sabes há pessoas DE MERDA - muitas - a habitar este planeta e, um dia deitaram fora a caminha que tinhamos arranjado para a gatinha...voltámos a arranjar uma caminha. Tentavamos dar comida à pretinha discretamente porque percebemos que não a queriam ali. Não sei se foram os seguranças do Shopping, se foi algum vizinho, mas passado uns tempos a gatinha desapareceu. Nunca mais a vimos. A minha mãe ficou de rastos e todos nós muito tristes.

Não entendo como podem existir seres humanos - que não o são- capazes de fazer mal a um pobre animal que dormia numa garagem e que não fazia mal a ninguém. Dependia da nossa ajuda...e era brincalhona.

Pessoas deste tipo, podem estar no chão a pedir a minha ajuda, que não levarão nada em troca.

Adorei a tua história, fiquei com saudades da pretinha e um pouco triste...mas ....há pessoas de merda por todo o lado.

Beijinhos Miss A. e Boas festas ;)

African Queen disse...

Stanger
Bem-vindo! Vou espreitar o teu cantinho logo que possa :).

Anónimo :)
Meu caro, eu não canto lá muito bem, mas depois falo contigo :P

Alien
Pois... há mesmo muita gente assim, como os personagens da história, como a tua mãe, a minha... em casa dos meus pais sempre houve animais, cães e gatos, era uma festa :). Sempre que aparece mais uma ninhada lá no jardim (sim, que a mamã dá de comer á gataria e aquilo parece uma maternidade)eu sinto-me tentada a ficar com um ou dois, mas depois penso sempre que não dava nenhuma qualidade de vida aos bichanos. Iam passar tempos e tempos sozinhos, num apartamento e eu ia esquecer-me de lhes dar de comer e essas coisas... por isso prefiro não ter esa responsabilidade. Além do mais eu preferia mesmo um labrador, mas tinha de vir com a casa de campo, a pick up e um lenhador jeitoso para todo o serviço e ainda não me apareceu nenhum cachorro com tantos brindes :).
Quanto a gente ruim... pfff, estão por todo o lado, o melhor é sintonizar outras frequências para não levar com gente dessa espécie... mas não é fácil, nada fácil. Eu não tenho faltado aos treinos e as vezes lá falho a sintonia :).
Obrigada pelas boas festas... foram umas semanas malucas, de correria e com pouco tempo para escrever, mas correu tudo bem. O velho das barbas já se foi e passei o ano no metro do Porto(o que foi lindo!) qd era suposto ter ido para França. 2008 promete LOL!
Espero que tb tenha corrido td bem contigo e desejo-te um super ano novo!
Beijinhos